quarta-feira, 22 de março de 2017

SÓCRATES TEM PRESSA? AZAR!

Sócrates, o “injustiçado” e seus advogados estão indignados com Joana Marques Vidal por ter alargado e bem, os prazos de acusação.  Estão com muita urgência de ver o Processo Marquês arquivado “convictos” que conseguirão provar que  isto não passa de uma cabala para impedir Sócrates de regressar à vida política. De facto, as ligações  do ex-ministro ao FreeportMonte BrancoFace OcultaCGDPT, OI, VIVOBESMarquês Lula, não passam de mera diversão mediática de juízes  sem nada mais para fazer, senão linchar políticos e amigos de políticos. Está de caras. Não?
Ora, o curioso disto tudo é a cobertura jornalística  de apoio dissimulado, às vezes descarado, que é dado ao ex-ministro que ele sabiamente usa e abusa para aparecer a toda à hora, de forma compulsiva, e arrogante em tudo quanto é noticiário,  entrevistas e comentários, a insultar os magistrados que o investigam, quando deveriam manter as devidas distâncias e com isenção. Afinal, quer queiram quer não, trata-se de assunto delicado e extremamente lesivo para o Estado. E se há queixas de Sócrates quanto à acusação na praça pública, deveria haver quem se indigne pela lavagem de imagem autorizada pelos canais de TV, rádios e jornais, feita pelos jornalistas para  o absolver … na praça. Não?
Mas a verdade é que este político não agiu sozinho. E por muito poder que tivesse (e tinha) era necessário comprar muitos cúmplices para que fosse possível gigantesco processo de corrupção. São muitos aqueles que temem o destino de Sócrates porque dele dependem também. E esse é o maior problema caso venha a ser condenado. A descobrir-se TODA a verdade quantos serão arrastados nesta maré? E quem? Só assim se justifica a propaganda pró-defesa paga pelo sistema.
E daí a pressa. Pressionar a PGR atrapalhando a normal investigação fazendo muito ruído sobre pressupostas ilegalidades e entreter o MP com 30 recursos, é muito conveniente. Porque a pressa deixaria cair uns quantos processos por falta de conclusões numa investigação que, sabemos já vai longe. Mas se vai longe é porque já não é um polvo há muito tempo, mas sim um cancro com metástases espalhadas por vários “orgãos”. Uma leucemia agressiva que tomou conta do país enquanto Sócrates governava.
Felizmente para nós, parece que desta vez (a ver se não desilude), temos uma PGR decidida a tratar este assunto como ele merece ser tratado, de forma implacável, doa a quem doer. E vendo o aumento de ligações perigosas, Joana Marques Vidal não hesitou em prolongar por tempo indeterminado, os prazos. E quero acreditar que será assim até à conclusão destes processos.
Porque num país onde o cidadão comum, por atrasar ou não pagar um mero imposto, mesmo que “insignificante”, comparativamente,  é levado a um juiz e pode ser condenado criminalmente, com penas não inferiores a 3 anos , jamais pode admitir que quem lesa o erário público em largos mil milhões de euros não veja o sol amanhecer aos quadrados. Por muito tempo. E Sócrates,  juntamente com todos os que o ajudaram, a confirmar-se as suspeitas,  não podem ser excepção.
Estão com pressa? Azar. Os interesses do  país estão primeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário