segunda-feira, 11 de setembro de 2017

PORQUE EXISTEM DESIGUALDADES SOCIAIS?


A primeira das razões que leva um país a ter maior ou menor índice de desigualdades sociais são os Governos. Com as implantações das repúblicas inventou-se a política partidária e com ela a luta ideológica. Desde então não se faz outra coisa que não seja disputa de discursos mais ou menos pomposos para inglês ver, carregados de promessas vãs e mentiras grosseiras, para encher os bolsos de alguns, em vez de governar, gerir o país com seriedade. O resultado não podia ser pior: em 43 anos de  suposta democracia, aqui em Portugal, já fizeram 3 bancarrotas, todas lideradas pelo PS, a caminho de mais uma com esta sucata da geringonça. Ora não há nada mais destrutível para os cidadãos  do que ter no comando do seu país pessoas que só  o sabem falir.
Porquê? Ora tão simplesmente porque ninguém pode viver em prosperidade e equidade carregado de dívidas até ao tutano. Pense caro leitor. Imagine que é em sua casa que se dá a insolvência. Para fazer face a essa situação não pode dar qualidade de vida à sua família. Tem de tirar os miúdos do futebol e balet, tem de cortar na net e cabo, cortar nos passeios, nos jantares fora, cinemas e com jeito dependendo da gravidade, reinventar os menus na alimentação, horários para banhos e poupanças na luz. Não há como fugir a isto. É a austeridade imposta por uma situação de falência. Até voltar a equilibrar as suas contas, com estes cortes e NOVAS ENTRADAS de rendimentos, sua vida vai ser difícil. Inevitavelmente. 
Segue-se a natureza humana. Por muito bom que seja o governo a gerir o Estado (falo de bons governantes, não políticos), há outro muro difícil de derrubar (não impossível se houver bons governantes, não políticos) e que impede de quebrar todas as desigualdades: a personalidade de cada indivíduo. Porque a desigualdade nasce também em cada ser ao não ter as mesmas habilidades, as mesmas capacidades, as mesmas aspirações e sobretudo as mesmas motivações. Assim, NUNCA conseguiremos fazer de todos os indivíduos seres IGUAIS porque para serem iguais teriam de nascer com o mesmo ADN. Isso é completamente impossível sem manipulação genética. Por isso igualdade  entre indivíduos é treta de gente ignorante.
Não nascemos todos com as mesmas aptidões. E ainda bem. Que seria do Mundo só com Doutores. Que seria do Mundo só com empresários. Que seria do Mundo só com mulheres ou homens ou transexuais. Que seria do Mundo sem esta vasta diversidade que o faz efervescer de vida dando-lhe um colorido e organização únicos. Ora se pela genética é impossível a igualdade, já a equidade, sim! Porque é essa que depende somente do Homem e é por essa que se deve lutar ao contrário do que apregoam os “Kamaradas socialistas” do costume. Mas essa, claramente, a estes senhores, não interessa para nada. Porque é das desigualdades que eles se alimentam.
Uma sociedade onde a preocupação não é a igualdade mas sim a equidade, atenua e diminui drasticamente as desigualdades sociais que mesmo continuando a existir não impedirão de dar  a qualidade de vida necessária para viver com muita dignidade.
E perguntam agora. Como se faz isso? Ora, equidade não se consegue com subsídios a quem não produzNem tirando a quem tem para dar a quem não tem. Nem penalizando tudo o que mexe com aumentos de impostos e invenção de mais uns tantos. Não! Não é a distribuir o peixe de quem se mata a trabalhar todos os dias pelos que não se mexem para o pescar, que se fomenta a equidade social. Isso só a torna DESIGUAL e INJUSTA. É dando “canas de pesca” a todos aqueles que não as tem, de seguida “ensiná-los a pescar” para depois lhes permitir  entrar no mercado de trabalho. Ou seja, dar ferramentas através de uma educação formativa e educativa de excelência que ajudam e ensinam a ir à luta. Mas e se não quiserem ir? Pois. Vai sempre haver quem não se queira esforçar, quem não queira trabalhar, quem arranje todo o tipo de desculpa para não bulir, quem prefira viver remediado com quase nada a labutar diariamente, mas, se for essa a opção, e sabendo que não TEM DIREITO a subsídios para estes casos, só por esse facto, será levado a mexer-se a agarrar-se a qualquer meio de sobrevivência. Ou seja, se não aproveitar as ferramentas (não subsídios) dadas pelo Estado, vai ter de se virar sozinho.
Uma sociedade justa, com riqueza e equidade não se constrói pondo uns a trabalhar para outros mas sim, exactamente como fazemos com nossos filhos, dando-lhes a bagagem necessária para um dia serem independentes e bem sucedidos em vez de lhes pagar até aos 40 anos e às vezes mais, tudo o que precisam sem moverem uma palha.
Um país é como uma casa ou uma empresa. Gere-se pessoas e economias e não se segue por ideologias mas por princípios básicos de uma boa gestão. A política inventada por um punhado de intelectuais desocupados que nela viram uma forma de vida parasitária à conta dos cidadãos foi quem impediu a equidade social para se alimentar do sistema, ganhar poder e viver à conta dele.. 
Assim, porque não podemos mudar a natureza humana, mudemos quem nos governa por gente que gere e não gente que faz política. 
Só assim a viragem um dia acontece.

Sem comentários:

Enviar um comentário