domingo, 17 de setembro de 2017

OS SOCIALISTAS CAPITALISTAS E... MILIONÁRIOS


Não há ideologia mais hipócrita que o socialismo. Sustentado pela teoria da defesa dos oprimidos pelo grande capital, a verdade é que mais não fez do que grandes milionários que viveram às custas desta narrativa falaciosa e interesseira cujo o objectivo foi, e é ainda, alimentar o poder das elites (e respectivos familiares) e suas clientelas. A História Universal, não mente e é implacável quando nos relata os factos: além de criar milionários, o socialismo matou milhões de seres humanos por questões religiosas, orientações sexuais, raças, etnias ou simplesmente por lhes fazerem oposição e ainda deixou os povos na pobreza. 

Da corrente original do socialismo científico de Karl Marx, já por si mortífera e violenta, nasceu o Nazismo de Hitler, um nacionalista socialista alemão e o Fascismo de Mussolini, outro nacionalista socialista na Itália. Se o "pai Marx" já era um burguês parasitário que vivia às custas da esposa burguesa (veja aqui), Hitler (aqui) e Mussolini  (aqui) tornar-se-iam milionários depois da conquista do poder. Quem não conhece os discursos nacionalistas carregados de ódio contra o capital apelando à união nacional do proletariado destes senhores com vista à igualdade social? Pois é. Faz falta contar o que eles realmente fizeram ao seu pobre povo? Ainda no passado, Stalin o carniceiro mor da ex URSS também não ficou atrás no top da lista dos milionários (veja aqui). Ainda com dúvidas? Acha que isto só pertence ao passado? Então vamos ao presente.

A prova de que esta ideologia continua a enganar quem nela acredita é a quantidade de capitalistas milionários que ainda faz nos dias de hoje: Chavez morreu milionário (aqui); Fidel Castro morreu milionário (aqui); Mário Soares morreu milionário (aqui). Todos viveram como capitalistas no maior desafogo inimaginável. Terminou aqui? Não. Hoje Maduro segue os mesmos ensinamentos enquanto o povo venezuelano morre de fome. José Eduardo dos Santos, outro bom aluno do socialismo, também vive como um lorde capitalista com o povo angolano a morrer... de fome. Kim Jong o maluco da Coreia do Norte, gordinho e bem alimentado, segue pela mesma cartilha. E a fortuna do 1º ministro chinês (veja aqui)? Ainda tem dúvidas? Então vamos a mais casos.

Em Portugal a esquerda enche a boca para falar dos pobres que tanto os preocupa. Atacam os capitalistas ferozmente a quem atribuem as culpas das desigualdades sociais. Porém, estranhamente vivem todos na fartura em terras capitalistas de economia de mercado e não pensam abandoná-la. Não é bizarro? Nuno Santos anda de... Maserrati; Odete Santos é milionária acumuladora de dinheiro;  Louçã vive numa casa luxuosa com recheio valiosíssimo; o Medina compra duplexes de luxo; o Sócrates viveu como um rei na França; Armando Vara também; Costa não dispensou os luxos de um duplex; Marisa  é contra o euro e a EU mas não recusou o lugar milionário de eurodeputada (????).  Mas afinal o que vem a ser isto?

A resposta é tão simples: apesar de defenderem um Estado forte que centraliza em si os principais sectores da economia para distribuir depois a riqueza de acordo com as necessidades de cada um, para assim criar um sociedade igualitária, a verdade é que esta ideologia é apenas para ser aplicada ao povo. NÃO SE APLICA A ELES. Porque assim, retirando a possibilidade de  cada um, de forma individual,  ser economicamente forte, CONTROLAM e DOMINAM seu eleitorado de forma a NUNCA perderem o poder. Esta é a VERDADEIRA ideologia escondida por trás da narrativa de defesa dos pobrezinhos. 
O socialismo provou ser tão bom que onde foi implementado à força (sim, foi sempre à força), não vingou, faliu literalmente e todos seus povos tentaram sua libertação. Na Alemanha, onde foi construído um muro por iniciativa do lado pró-soviético para impedir a grande migração dos berlinenses, as pessoas arriscavam a vida para o saltar. Na Coreia do Norte onde se come insectos e ervas daninhas para sobreviver, onde se é executado por fazer uma chamada estrangeira, onde não há net e se vai preso por ver filmes estrangeiros, onde é ilegal vender bens, onde se morre de frio porque a electricidade é desligada à noite,  onde as pessoas não são livres de dizer ou pensarem o que querem, Yeomni Park activista coreana, desafiou a vida aos 15 anos para não morrer. Na Venezuela, HOJE, milhares de pessoas desafiam a própria vida para sobreviver ou fugir. Faz falta mais exemplos ou podemos ficar por aqui?

Defender o socialismo com discursos pomposos e ocos para incautos, em terras capitalistas rodeado de todo o conforto que ele proporciona, não custa nada. Só revela a falta de vergonha na cara que esta malta da política tem e falta de respeito total pela nossa inteligência ao tratar-nos como ignorantes. Mostra também uma hipocrisia sem igual à qual o povo tem de reagir. Exigir. Nem mesmo Cunhal resistia ao capitalismo ao levar coca-cola aos netos, dar passeios pelos shoppings, ver filmes americanos entra tantas outras coisas. Afinal em que ficamos?

Porque ser rico, defensor do capitalismo e da liberdade individual é perfeitamente normal e aceitável. Faz parte da sua crença. É o RESULTADO da aplicação prática da sua ideologia.

Mas ser socialista capitalista e milionário, NÃO!

3 comentários:

  1. Esta Cristina sabe menos do que julga e mais, muito mais do que deixa entender. Jornalista com tiques de pensadora negligente acaba por mergulhar fundo nos lamaçais em que todas as ideologias se movem.
    Perspectivada a fama que a visibilidade destes seus estremeções opiniosos lhe possa vir a oferecer ,estende-se ao comprido, em doloroso exercício, perante um público que julga tanto acrítico como apenas conhecedor de títulos de livros.
    A Cristina sabe que, sem boas doses de demagogia, ninguém intelectualmente honesto se atreve a imputar a qualquer ideologia responsabilidades na sua aplicação por humanos. Sendo qualquer ideologia fruto do pensamento, é ela mesma, um pensamento, que devidamente formulado poderá ser solução social. Ora o pensamento parece ser coisa de humano, pelo que este não pode excusar-se a assumir boa quota de responsabilidade pela sua produção.
    Como, pois, atribuir responsabilidade a algo que é irresponsável?
    O homem, sim é responsável. E é tão responsável como incongruente e pouco capaz, pois que se saiba não conseguiu ainda, nem conseguirá, jamais, lograr a execução perfeita de um qualquer projecto ideológico, o que as bibliotecas vastamente testemunham.
    Repito, responsável é o ser humano que em função do que circunstancialmente ama ou odeia, escolhe este ou aquele meio para aplicações particulares de ideologias, as mais das vezes, sem quaisquer requisitos de ordem prática ou até mesmo teórica arrastado por oportunas ondas de populismo
    E comete erros colossais.
    A Cristina entende que se se atrever a executar trabalho que não domina, vai asneirar de certeza.
    É este o problema de todos aqueles que um dia se sentaram no Poder e acham ter de guiar? o povo. Podem até auto designarem-se como mestres teóricos da ideologia prevalecente na sociedade, mas daí a conseguirem estar mais próximas da perfeição na sua execução há um oceano desconhecido a navegar.
    Exemplos esclarecedores atropelam-se nas auto estradas da história, mas, para além das ideologias, digamos políticas, socialismos, capitalismos, anarquismos, liberalismos, comunismos, fascismos e outros, as mais gritantes são as religiosas como o cristianismo e outras, ideologias ditas de tolerância cujas histórias não conseguem esconder dimensões de horrores inomináveis praticados sobre humanos.
    Terá já imaginado a Cristina o que seriam os direitos humanos sem as lutas protagonizadas por intectuais e trabalhadores por conta de outrem nos séculos passados? Ter-lhe-á ocorrido, por exemplo, a degradante situação das mulheres nos anos vinte e trinta e mais atrás em Portugal? Como é que os seus direitos como seres humanos vingaram? Cedência por compreensão de igreja, estado e patrões? Acha?
    Houve lutas ferozes, Cristina. Houve sangue que correu. De operárias e operários que só queriam pão para aos filhos e nada tinham…!
    Sabe a Cristina também que por mais próximo da perfeição que um qualquer modelo de sociedade possa alcançar, nunca a alcançará, já porque a perfeição, como perfeita, será sempre… um projecto em construção.
    A verdade, seja ela o que for, é que qualquer ideologia se presta a quaisquer práticas de que o poder toma mão quando, como e aonde quiser na área tida como da sua responsabilidade.
    Identificar, pois, uma pessoa com uma qualquer ideologia, com uma qualquer forma da sua aplicação, é não só reduzi-la a uma coisa, mas também é desvalorizar todo o esforço de uma saga pontuada de dor, de sofrimento inenarrável que a humanidade palmilhou e assim continuará per omnia saeculum saeculorum…
    Ser rico, defensor do capitalismo e da liberdade individual não é perfeitamente normal,não, já porque sendo a perfeição e a liberdade individual impossibilidades manifestas nos humanos, é a ideologia capitalista, um hino ao seu egoísmo sem medida e cuja aplicação pode levar à extinção da espécie humana.
    Assim ser socialista capitalista e milionário, ou de qualquer outra ideologia pode ser SIM. Pois que é prática da sua liberdade em sociedade.

    ResponderEliminar