segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Não São Tricas Meus Senhores! São Maroscas Consentidas!

Em Bucareste, um mar de gente inundou as ruas em protesto contra os planos, vou repetir, planos,  de um governo de esquerda que queria despenalizar delitos de corrupção e abuso de poder  e ainda amnistiar condenados por corrupção. Não arredaram pé durante 7 dias e exigiam a demissão do governo. E em resposta  a pretensa lei caiu.
Por cá, temos políticos a irem à bola de borla pagos por empresas em litígio com o Estado. Temos gente no governo com falsas habilitações. Um governo que desresponsabiliza autarcas pela gestão danosa. Um banco público que se recusa a cumprir ordem de tribunal para apresentar documentos à CPI. Temos um decreto-lei feito por advogados privados encomendado por gestores convidados para um banco público, que depois é publicado durante as férias da Assembleia e promulgado pelo Presidente da República. Temos Comissões  Parlamentares que param a meio porque a geringonça não quer nem ouvir mais testemunhas nem prosseguir com os trabalhos de apuramento da verdade, só porque não lhes convém. Temos depois um ministro das Finanças que nega ter negociado condições com ex gestor de banco público mesmo que hajam cartas, declarações públicas e mails em quantidade suficiente para o contradizer. Mas… por cá isto tudo não chega. Somos um povo tipo “hardcore”. Gostamos de sentir até ao limite as emoções. Somos sadomasoquistas. Não nos contentamos com as 50 Sombras de Grey.  Queremos mas é, as 50 Sombras Mais Negras. Muito mais negras… Ah! Grande povo resiliente!
Somos assim. Temos um défice cultural gigantesco em matéria de ética. E é por isso que não nos chocamos com o que está a acontecer com o dossiê da CGD que é mais do que suficiente, sozinho, para fazer tremer um governo inteiro noutros países da Europa. Grande parte dos cidadãos acham até normal que os políticos mintam e usem o poder em benefício próprio. Faz parte, dizem alguns.  É a cultura da “cunha” e “chico espertismo” perfeitamente aceite  nesta sociedade.
Por isso é que a geringonça em peso mente e desmente, põe e dispõe desta novela “criminosa” onde descaradamente o poder é exercido de forma antidemocrática, com tiques autoritários, escandalosamente autorizados e “vendidos” pelos governantes como correctos, sob a complacência de um Presidente da República nomeado para defender os interesses da Nação mas que pouco se rala com ela.
O que outrora era digno de manifestações em massa, paralisações nacionais a exigir demissão do governo (com toda a razão), hoje são apelidadas de meras tricas… de assassinato de carácter… de manobras da direita para distrair dos bons resultados titânicos do défice (sim, disse titânico de propósito).
Mas não são tricas meus senhores, são maroscas das grossas e obscenas arquitetadas pela geringonça que nos governa, “legalizadas” por todos nós que assistimos a elas com uma benevolência estonteante. Ao legitimar com nosso silêncio estas acções estamos a dar liberdade à continuação de abusos que atropelam a democracia.
Não são tricas meus senhores! São maroscas ilegais permitidas por nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário