sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O PAI NATAL COSTA E SUAS RENAS

A Portugal, não podia ter calhado melhor Pai Natal. Bochechudo, barrigudito, rosadito, com ar bonacheirão, que espalha empatia por onde passa, com sua conversa fácil que toca o coração dos portugueses,  Costa é dos melhores pais natais que se poderia ter.
Ainda a época natalícia ia longe e já o nosso Costinha vestia a fatiota, distribuindo promessas do fim da austeridade. Era salários mínimos a crescer para os  600 euros, era pensões, reposições de cortes à função pública, o fim da sobretaxa…  Trazia um saco cheio de aumento de rendimentos que não demorou a distribuir à fartazana. Dinheiro não era problema. A Maria Luis fez um excelente trabalho e deixou cofres generosamente cheios. Vá lá…
Já mais para a frente, distribuiu o aumento de todos os  impostos indirectos e ainda inventou mais alguns. Quem não se lembra do famoso imposto “Mortágua” sobre o imobiliário, um sector que já tinha 4 impostos? Aqui, nos impostos indirectos, aqueles que cortam a eito sem olhar à condição social de cada um, mostrou o melhor da sua generosidade e foi mãos largas. Um pai natal à maneira.
Agora, vem com mais prendinhas para 2017 que chegam para todos: os lesados do BES vão deixar de ser lesados e passarão a ser aforrados por todos nós. Os prejuízos da Carris vão ser oferecidos ao contribuinte.  Teremos aumentos de 1,5% nos transportes públicos, pela 1 vez em 3 anos, com oferta de desconto nos passes mas só para quem tem IRS. Os pobres, que não têm esse privilégio, pagarão pela medida grande porque não é justo, claro está, não pagarem IRS e por conseguinte acumular riqueza com descontos em passes. Vai-nos oferecer também um aumento de 1,2% na água para cobrir custos, pois isto anda pelas horas da morte e é preciso fazer face aos “custos” com a “chuva de boys” colocados em chefias das Àguas. Será assim também, nas rendas, na luz, no gás, nos combustíveis, nas bebidas, no tabaco, no imposto de selo, no imposto de circulação, no alojamento local, na taxa audiovisual… e muito mais… Ufa! Já tinha saudades de ter carradas de impostos!
Mas calma que ainda não acabou. O nosso pai natal vai nos dar 1 novo aeroporto a juntar ao de Beja, que já rebenta pelas costuras de tantas aterragens de pombos e ainda, seguir com TGV, enquanto arrisca o fecho de escolas por falta de condições, põe corporações de bombeiros em iminente falência por falta de 25 milhões não pagos pelo Estado no combate aos fogos deste verão, estica para 66 anos e 3 meses a idade de reforma dos PRIVADOS, perde 28 milhões de ajudas aos mais necessitados, manda bugiar os professores do privado.
Com tantas benesses, a popularidade não parou de subir. O que revela um país que adora masoquismo como modo de vida. Somos o maiores em autoflagelação. Mas é por uma boa causa. Porque a felicidade é tudo. Já chega de gente sisuda que  só apregoa desgraça e impõe regras.  Antes falidos mas alegres.
Atrás dele as  renas audazes que puxaram este trenó. A rena  “  Rudolfo Catarina” vai à frente iluminando e dando palpites; a rena “ Trovão Jerónimo” logo a seguir sempre do contra; o  “ Raposa Nogueira” que agora já se borrifa  prós professores; a rena  “ Impinadora Carlos César” das bocas foleiras; a rena  “Dançarina Galamba” que baila ao som dos ventos; a rena “Cometa Mariana” com síndrome de estrela; a rena “ Cupido MRS” dos afectos; a rena “ Corredora Centeno” correu com tudo na CGD; a rena “ Relâmpago Tiago” que fulmina  exames.
Sem dúvida uma equipa fantástica que promete!
Um bom Natal a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário