terça-feira, 13 de dezembro de 2016

O PISA PISOU-OS A TODOS

Mas que grande chatice. Agora que os meninos vão ter educação sexual no pré- escolar, aprender sobre o aborto no 5° ano,  podem passar com 7 negativas, já não têm exames no 4° ano, os professores são incentivados a não destruir a felicidade dos meninos nem a frustrá-los,  para serem futuros profissionais felizes mais do que competentes, assegurando que estas políticas são as que fazem crescer o sucesso escolar, eis que surge os resultados do TIMNS e do PISA a estragar tudo. E não é que no período entre 2011 a 2015, liderado pelo terrorista da educação, Nuno Crato,  Portugal dá um salto qualitativo que o coloca  à frente, acima da média da OCDE?
Perante tamanho bidão de água gelada, os malabaristas do governo não perderam a pose e logo se apressaram a retirar o mérito a Nuno Crato, esse tão proclamado autor do caos educativo que motivou  manifestações a torto e a direito, alegando que nos tornaria competitivos para disputar os últimos lugares das tabelas.
Ficamos então a saber que os excelentes resultados obtidos por estes alunos se devem aos pais. Isso mesmo. Os papás dos meninos que por serem mais instruídos que no tempo dos nossos avós, ajudaram os filhos na excelência. Nem professores, nem os alunos, nem as políticas de exigência e rigor de Nuno Crato estão de parabéns. Os papás é que são os heróis da proeza. Esses mesmo, que apesar de mais instruídos, completamente estafados porque passam mais tempo no emprego, ficam horas infinitas no trânsito, chegam tarde e mal têm tempo de estar em família, ajudam nos TPC. Mesmo que haja estudos que  revelam que os pais de hoje admitem  ter menos tempo para ajudar filhos na escola.  Suspeito que serão eles, os que resistem a essas estatísticas,  a levarem os diplomas dos filhos. Afinal, quem trabalhou para este sucesso? Eles claro! Seja feita justiça!
Isto de reconhecer o mérito de governantes anteriores pelas medidas implementadas que levaram ao sucesso, não é para gente sem capacidade liderança. E como não podem acusar pelos maus resultados amplamente anunciados em propaganda do “bota abaixo”, retiram o mérito por outras vias. O carácter de quem nos governa avalia-se por aqui. Essa incapacidade de valorizar e manter o que está bem só para não ter de admitir que o anterior executivo fez coisas muito bem feitas.
O PISA pisou-os a todos no dedo grande. Bom, na verdade, esmagou-os. Sei que dói, que custa imenso, mas nestas alturas fica bem deixar o orgulho de lado e admitir que erramos. Demonstra carácter e dá credibilidade a quem governa. Duas coisas que faltam em larga escala na geringonça.

Sem comentários:

Enviar um comentário