segunda-feira, 10 de abril de 2017

TRABALHA TUGA!!

Trabalha todos os dias como um mouro para pagar as suas contas e impostos? Não faz férias, corta nos passeios em família, restaurantes, cinema, roupas e actividades dos miúdos para aguentar a austeridade imposta? Pronto. Tenho uma boa notícia para si. A Avoila, essa inútil senhora,  vai convocar mais uma manifestaçãozita dia 26 (mais uma 6f) para obrigar o governo a dar mais umas regalias à função pública, aquela que ele engordou e que você já suporta com muitos sacrifícios. Sorria porque caso eles aceitem, é você quem vai suportar mais  essas despesas. 
É verdade. Parece que não chega o que Costa já fez em apenas  ano e meio a esta classe. É preciso pôr rapidamente o país a bombar para pagar mais à função pública. Porquê? Porque  e passo a citar nossa querida Avoila: “sabemos que há dinheiro porque o país, segundo as opiniões e as estatísticas, está a viver melhor” Fantástica conclusão a partir das balelas do Costa. E agora? Como vai nosso querido primeiro ministro descalçar esta bota? Quem o mandou mentir? De facto, ela tem razão. Se o país  está a prosperar, pedir não custa, certo?
O problema disto tudo é que o Estado não se sustenta. Precisa do sector privado para pagar salários públicos, pensões, subsídios e despesas correntes. E não chega!!!! Por isso, ainda tem de ir aos mercados quase mês sim mês não, para se financiar, melhor dizendo, se endividar. Acontece que esse endividamento também nos custa caro porque o Estado não é quem paga esses empréstimos mas sim, o desgraçado do patego do contribuinte. Ora, para que eles tenham uma vidinha boa e regalias todas para a sua classe, nós os carrascos andamos a penar a vida inteira para os sustentar. Mais: é mentira que o país está melhor. O país apenas respira ligado às máquinas. Basta que falhe a luz e… puf! Morremos. O ar que recebemos é artificial e depende da boa vontade dos outros para chegar. O tal crescimento que faz este governo ter orgasmos, é anémico e não cobre nem de longe nem de perto as actuais responsabilidades financeiras da administração pública.
E o que andamos nós  a sustentar? Ora coisa pouca: subvenções vitalícias a 75 deputados aos 50 anos13 mil milhões afundados na banca; elevados prejuízos nas empresas do Estadoregalias dos ex-presidentes da repúblicaas remunerações e subsidios dos políticos659 mil funcionários públicos; 3 627 mil pensionistas280 mil desempregados1194 professores com horário zero. Como tudo isto ainda é pouco, Avoila e seus camaradas querem integrar de numa tacadinha só 330 mil precários para o quadro, estender as 35h semanais, 25 dias de férias, aumento salarial até 4%, diminuição  para 1,5% as contribuições para ADSE, descongelamento das progressões automáticas (progredir só pelo tempo passado mesmo que seja um péssimo trabalhador), reduzir as penalizações nas reformas antecipadas e que seja reposta a fórmula de cálculo nas pensões e as condições gerais de aposentação. Coisa pouca num país quase falido e que depende da caridade alheia.
Por isso, trabalha tuga! Trabalha muito para generosamente alimentar este Estado guloso e obeso. Trabalha até aos 66 ano três meses, mas despacha-te a envelhecer antes que passe para os 67, 68, 69… 70! E sorri, sorri muito, porque será, como diz o Costa, por um bem comum e deves ficar orgulhoso pela tua pátria!
Lixado, tramado e teso mas com medalha do contribuinte mais tanso, ao peito!

Sem comentários:

Enviar um comentário